segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Viradão Esportivo (1º gringo's atack!!)

Entrando para a história do esporte radical,unindo skate,BMX e In Line ,fazendo parte da maior apresentação e campeonato já visto no Rio de Janeiro. Várias premiações! A tour contou com vários tranportes. Foram carros,kombis,vans e 2 ônibus de viajem para suportar a galera que passou por...Nilópolis,Niterói,Madureira, Anchieta, Ramos e Lapa. Dois dias (7 e 8 de novembro) diretos de maratona. Mais de 32 horas de skate, e muita história para contar. Veja só como foi o nosso Viradão Esportivo!

Para quem não percebeu (o que foi um pouco difícil), o Rio de Janeiro durante esses dias do evento resolveu dar um aperitivo de como seria o próximo verão, e com os termômetros marcando mais de 40° C, a maratona começou. Vários pontos do Rio serviram de palco para o skateboard, como por exemplo, em Niterói, onde rolou um GAME OF SKATE para a galerinha do infantil, tendo como vencedor Raphael “Gringuinho”, grande promessa do skate carioca. E Wanderson “Pará” também ganhou uma gincana por ter feito uma senhora andar de skate! Forte do Rio Branco, praia particular, e no final a galerinha toda foi parar no Mc Donald para comerem sanduíches. A criançada mereceu!

Mas a maratona estava só começando. Ás 11 h na pista de Olinda (Nilópolis) começava o campeonato de best trick para iniciantes e amadores, e que rolou até o final da tarde. Os vencedores foram Salsicha(iniciante), e Felipe “Neguin”(amador) que mandou um Kick Flip alto e perfeito na quarter maior. Destaque também para a manobra do Daniel “panela” que mandou um belo nose de front 270. Até esse momento ninguém demonstrava cansaço, muito pelo contrário, todos queriam mais skate. Foi aí que o transporte levou todos para a pista da Praça Granito (maior praça da América Latina), em Anchieta. Na Granito rolaram várias apresentações,não só de skate, mas de bike e in-line também.O lugar encheu e moradores locais puderam conferir várias manobras e curtir em família um pouco que esses esportes estavam oferecendo.

Quando chegou às 21h , dois ônibus pararam na Praça. Todos seriam levados agora para o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, onde iria rolar o GAME OF SKATE para a mulherada. Com cheiro de perfume no ar, as meninas estavam mandando ver nas manobras! Depois de duas baterias saiu a campeã: Priscila Carvalho! E mais, parabéns a todas as meninas que participaram e que mostraram o quanto o nível do skate feminino carioca está alto. Em segundo lugar ficou Marcela dos Anjos.

Terminado o GAME das meninas a próxima missão: Carregar todos os participantes para a Lapa, onde rolaria um best trick na escadaria. Transportes lotados, muita diversão, zoação e companheirismo. Como dizem por aí, a noite é uma criança, e ela estava só começando....

Chegando na Lapa, local entupido de gente. Prédios e Arcos usados como telão reproduziam várias imagens, o som agradava a todas as tribos. O local do best trick estava lá, perfeito, com suas entradas e saídas em madeira. Contava com uma plataforma de 13 metros em cima e outra de 6 metros embaixo, para a recepção, ambas com 4 metros de largura. Tínhamos ali um gap extenso e desafiador. Vários Flashs da Rede“Grobu”, logo uma quantidade enorme de pessoas veio próximo ao local,onde paravam para observar e curtiam juntos cada manobra, cada tentativa, cada acerto. O grande vencedor do best trick foi Carlos Vinícius “pajé” (Grotesco-Hood Way- CUFA-Explosive) que pulou o gap de S/s Heel Flip e nollie Flip. Em segundo lugar ficou Léo Madeira (Grotesco) que mandou um belo Flip de front. Além disso, destaques para Raphael “Gringuinho” de 7 anos que pulou o extenso gap (deixando a mãe e o pai aflitos) de ollie e caindo na base certinha! As meninas também representaram, com a Priscila Carvalho que também pulou o gap de ollie ,mas infelizmente acabou se machucando depois. O best trick feminino foi realizado no gap menor, e a vencedora foi Lú Giácomo que mandou um flip basudo! E o skate foi rolando a madrugada toda....

Se você, leitor, já está cansado, saiba que o pessoal ainda iria andar mais de skate no dia seguinte. Sem trégua, todos saíram da Lapa direto para o Piscinão de Ramos, onde rolou mais um best trick, onde Diogo “Guimba” ficou em primeiro e Vinícius “Revolução” em segundo. Já chegando o período da tarde do domingo, todos então foram levados novamente para a Praça Granito, onde teve o encerramento do Viradão Esportivo Skateboard e premiação, com a presença do rapper Mv Bill (vencedor do VMB Brasil 2009).

Depois de tanto tempo de skate a cara de todo mundo estava feliz,mas destruída devido o cansaço. Mesmo assim (acredite se quiser), ainda tinha gente dizendo que iria andar de skate a noite....

Bastidores da tour:

Vencedor da melhor frase: “Dorme Sujo”
frase: "Eu não roubo ninguém amigo, não sou traficante..."
Vencedor pelo maior mico: Bruno Buguno
Que disse: “A Barriga do Léo madeira é um tanquinho de lavar roupa!!!” (humm.....)
Melhor vaca: Léo Madeira- 360 no gap da lapa e tomou na cara!!!
Melhor Guerreiro: Perito de Nilópolis

Momento afeminado: Camila “boulala” passando maquiagem.

Momento voador: Cris “verme” (biker) e Celso (freestyle skater) num acidente cinematográfico. A bike do Cris acertou o Celso em cheio durante apresentação na Praça Granito. Olhares mais minuciosos (ou exagerados) declararam que Celso voou cerca de dois metros de altura...

Com a palavra, Eduardo Gringo:
Todos foram guerreiros, pois saímos com mais de 200 pessoas e só os guerreiros conseguiram resistir a essa façanha histórica no esporte, segurar 33 horas de skate sem parar. É só para guerreiros que realmente amam o que praticam...No primeiro dia tínhamos um sol e 42°C na carcaça, e no segundo dia tínhamos 40°C . Um baita solzão!!
Além do skate, tomamos banho no Piscinão de Ramos e lotamos o Piscinão de skatistas,ninguém entendeu nada!!
A grande final da Tour do Viradão foi na maior praça da América Latina, a Praça Granito, onde MVBill, entregou as premiações para todos e ficou conosco em uma foto histórica.
80% da galera estava com assaduras!!!E muito cansados!! Ninguém conseguia mais ficar em pé!!!
E como frase final para essa tour:
“ Skatista tem disposição porque anda de skate. Os guerreiros que resistiram a esta prova sabem...que realmente é guerreiro com disposição.”
Agradecimentos:
Qix intenational, Insanity, censura 18, Explosive, Governo Federal, Estadual e Prefeituras, UNESCO, SESI RJ, Ministério dos Esportes e da justiça, Sport Tv, Pense Skate, Tribo Skate, Vaka Loka Skateboard, Rede Globo, Puc Tv.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Abertura Oficial - Viradão Escola Castorina Bittencourt




Por Camila Araújo

Cerca de 400 pessoas participaram da abertura do Viradão Esportivo na Escola Municipal Castorina Bittencourt, em Goiânia. O grupo “Com Raça”, integrado por cerca de 40 alunos do colégio, apresentaram uma coreografia com o tema desejo, necessidade e vontade através do viés da diversidade da inserção do negro na sociedade.


Além de brincadeiras lúdicas (bambolê e pula-corda), distribuição de algodão-doce pelos professores, os alunos também participaram de jogos de futsal, vôlei, basquete, xadrez e outros.


Os jogadores de basquete de rua, Lécio, Tita (que fazem parte da equipe Gyn Ballers, campeã da Liibra 2009) e Dogão conversaram com as crianças sobre a importância do esporte como formador de caráter e de integração social e principalmente a importância da escola na vida de qualquer pessoa.


Outra atração do evento foi a competição de bola ao cesto, coordenada pelos jogadores de basquete de rua juntamente com o coordenador da CUFA, Dyskreto, presenteando com uma camiseta do Viradão Esportivo o aluno que acertasse a cesta duas vezes seguida.


Os rappers Eko e Gigante também não ficaram pra trás com suas rimas e o freestyle, mostrando pra garotada a importância da música e dos estudos na vida de qualquer pessoa.


Durante todo o evento o som não parou e além do hip-hop, o forró também embalou os alunos e os professores.

Primeiro dia do Viradão Esportivo em Goiás



Por Camila Araújo

Nas primeiras 9 horas de evento o viradão esportivo atendeu aproximadamente 6 mil pessoas na grande Goiânia.
A abertura do evento no estado aconteceu as 9:00h, na Escola Municipal Castorina Bittencourt, em Aparecida de Goiânia e atendeu cerca de 400 pessoas. Durante o evento tivemos apresentações e jogos de basquete de rua, desafios de bola ao cesto, apresentações de dança do grupo “Com Raça”, jogos de futsal, vôlei e outras modalidades lúdicas, pequenas palestras sobre esporte e educação e ainda para dar ritmo ao esporte apresentações de Hip Hop com os artistas Eko e Gigante.

Durante a tarde a chuva não impediu que skatistas descessem a ladeira praticando a modalidadeDown Hill, no evento "Down Hill Day", os praticantes demonstraram muita animação e lembraram“precisamos de incentivo como este ao esporte, precisamos encontrar maneiras de trazer a paz e a melhor delas é trocar as guerras por esporte, pois no Brasil não tem sobrado muito tempo para noticias boas, o Viradão Esportivo não promove só esporte, promove também a paz e a boa imagem do país ”




Já no "Projeto Ciranda", o Viradão Esportivo atendeu cerca 5 mil crianças e jovens. No local pipoca, refrigerante, musica e algodão doce para repor as energias, pois o que não faltou foi animação para praticar muito esporte.
No decorrer do dia tivemos ainda o work shop “Ragga Jam” e a apresentação “Ritmos da Dança” com dança de rua, no setor Novo Mundo, no “Raqs Festival 2009” contamos com um espetáculo de Dança do Ventre. O viradão mobilizou ainda jogos de futebol com eventos como “golzin, não é grandão, nem gradim é golzin” e “Realbar”.
No interior contamos a trilha de mountain bike com “Pedal Viradão” em Catalão, e o “Desafio de Basquete para Cadeirantes”em Porangatu.
Todos aguardam ansiosos o segundo dia do Viradão esportivo em Goiás.
É esperado cerca de 1.500 pessoas para o encerramento do Viradão esportivo em Goiás, as 15:00 horas, na praça do esporte – Setor dos Funcionários – Goiânia.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

VIradão esportivo no Amapá

No Bairro Araxá a comunidade realizou o viradão jogando Futlama as margens do rio Amazonas, em contato direto com a natureza. O Futlama é o Futebol adaptado para a realidade, para a lama, a bola usada é uma bola impermeável o campo é menor, as regras mais flexíveis e o tempo é menor devido a maré. Quando termina a maré já está nos p´es dos jogadores e a diversão continua com um gostoso banho no rio Amazonas.
Obs. Os nomes dos times são bem engraçados e retratam a realidade amazônida. Ex. Charque – Açai com Camarão – Os boto - Meninos da lama... há também times femininos – Iaras do futlama.






Realização: Cia. Canga pé e Cufa-Ap

Responsável: Washgnton Silva




Na comunidade da Baixada Pará, um dos locais de maior criminalidade do Estado, foi realizada a primeira maratona da Comunidade. Onde crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com os pés nos asfalto, mostraram que na comunidade tem muitos talentos e seguida os fenômenos bateram um maior bolão na travinha. Como na comunidde não tem espaço para atividades esportivas os jogos acontecem na rua mesmo.



“Foi muito emocionante ver a garotada recebendo suas medalhas, por um momento até esqueci que alguns deles fazem parte de gang, e deixaram o palco da criminalidade para subir no pódio do esporte”- Jair coelho arbitro voluntário do jogo de travinha.
Realização:Grupo eureca e Cufa-Ap.

Outra atividade muito bacana foi o Queimadão do Barão, onde as “Meninas” do movimento GLBT realizam todas a terças e quintas com muita irreverência o esporte denominado queimadão. O queimadão é uma atração local, a braça do barão é um point pra quem quer pratica-lo ou apenas se divertir com o Jogo.
O esporte iniciou em 2005 quando um grUpo de homossexuais resolveram praticar o esporte. Vale ressaltar que não é praticado apenas pelo grupo GLBT, inclusive há partidas onde disputam heteros contra gays. É muito Show
Realização: GLBT-AP E CUFA-AP

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os Lobos Futebol Americano-Uberlândia

O time de Futebol Americano dos Lobos promoveu neste sábado uma partida exibição para o viradão Esportivo em Uberlândia, apesar do mal Tempo os jogadores além da partida fizeram também ginástica aeróbica para o aquecimento antes da partida. Os lobos è o único time na cidade em sua modalidade





Diversidade-Esportiva Uberlândia-MG

A criançada com os seus pais fizeram um mini torneio de pimbolim, e neste torneio o que importava era a interação entre pais e filhos, afinal o tema viradão é a "Família", quem venceu o torneio foram todos os familiares envolvidos.


Maratona de Break-Uberlândia-Mg

Maratona de Break.

Já a roda de break foi recheada de manobras acrobáticas a Floor Style Crew apresentou no primeiro dia uma apresentação especial ao publico presente,os B.Boys no Sabado fizeram uma maratona de Dança de 08 Horas, e não para por ai não.

No domingo dia 08/11 a Crew (grupo) participou do viradão com uma confraternização no clube girassol,promovendo uma maratona de mais 8 horas de dança,totalizando 16 horas de muita dança e animação.Também no girassol aconteceu à competição de break com a premiação em dinheiro, a mesma contou com a presença de crews de varias cidades e estados do Brasil, a Crew indicada para o Hutuz 10 anos Supersonic B. Boys esteve presente e participou da intervenção














Corrida de Salto Alto na Parada Gay, o lado descontraído do Viradão Esportivo no RN




Alegria e irreverência embalaram a décima edição da Parada do Orgulho Gay em Natal, na tarde deste domingo (08). Milhares de integrantes do movimento GLBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), simpatizantes e curiosos participaram do evento, que iniciou a programação às 14h com uma concentração em frente ao Hiper Bompreço, na Prudente de Morais.

E em plena Parada Gay, o Viradão Esportivo promovido pela CUFA realizou a mais adequada competição para o momento: a corrida de salto alto! Oito “atletas” participaram da disputa, cujo objetivo era percorrer os 60 metros “altos”. Isso tudo, obviamente, sem cair do salto (o que aconteceu apenas com uma delas).
Ganhou a corrida a “quenga” Ohana Ravashe, que levou para casa um vale de R$ 100,00 para comprar adereços para a próxima fantasia de carnaval em um dos armarinhos da cidade. O 2º Lugar ficou com Iran Look que ganhou um corte de cabelo com hidratação no Salão de Nalva Melo. A 3º Lugar ganhou uma feijoada no bar e restaurante ``No Lá Na Carioca ´´.

Na parada gay de Natal alguns atletas que participaram de outras atividades esportivas, membros da Cufa-RN e da equipe de produção do Viradão Esportivo participaram da caminhada finalizando com sucesso as 33horas de esporte no RN.
No palco o coordenador de produção e eventos da CUFA-RN, Marcelo Veni falou aos participantes da parada e do viradão sobre a importância de se praticar esporte como qualidade de vida e de inserção social. Agradeceu a parceria com os organizadores da Parada Gay junto ao Viradão Esportivo reafirmando que`` independente de sexo, cor e raça a busca da cidadania é uma luta de todos ´´.

No Largo do Estádio Machadão um grande tenda eletrônica e um palco receberam DJ´s e Bandas potiguares a cantora Vanusa fez o encerramento. A Governadora do Estado Wilma de Faria e a prefeita de Natal Micarla de Souza estiveram presente no evento.

Viradão Esportivo mostra “esportes curiosos” praticados pelo Brasil.



o Viradão Esportivo do RN é destaque em duas modalidades : Corrida de Jegue e Corrida de Salto Alto na Parada Gay

veja matéria no Blog http://iurirubim.blog.terra.com.br/

Viradão Esportivo no RN é sucesso



Matéria veiculada hoje na Inter TV Cabugi afiliada da Globo, sobre o sucesso do Viradão Esportivo no RN.
Foram 34 eventos em 33 horas de muito esporte e cidadania. O Viradão Esportivo, promovido pela Rede Globo e a Central Única das Favelas (CUFA), mostrou que, com incentivo, a prática do esporte pode sim ser uma ferramenta de inserção social.
Acesse o link abaixo e veja na matéria.

http://in360.globo.com/rn/noticias.php?id=4313

92 nadadores participaram do Viradão Esportivo do RN dentro do projeto Poseidon






O projeto Poseidon, realizado no domingo dentro da programação do Viradão Esportivo do RN teve a participação no mar de 92 nadadores, que contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros durante o trajeto de 3.800 m, numa travessia a nado, entre o Morro do Careca, cartão postal da cidade do Natal, e o Hotel Ocean Palace Beach Resort na Via Costeira.






Para os participantes, inclusive nadadores de outros Estados o evento não é só uma manifestação esportiva, mas também uma ocasião de participação da população potiguar para valorizar o ambiente marinho e refletir sobre a preservação da natureza em Ponta Negra, além de promover e incentivar os jovens ao esporte, numa perspectiva que o esporte bem se conjuga para uma maior atenção aos problemas ambientais. Em terra uma confraternização que reuniu amigos e familiares sob a observação curiosa dos freqüentadores da Praia, nativos e turistas.






Corrida de Jegue é destaque no Viradão Esportivo do RN












A Associação Beneficente de Igreja Nova – ABIN realizou no domingo dia 08 a 16ª Tradicional Corrida do Jegue. O evento que foi incluído na programação do Viradão Esportivo no RN e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. “Essa é uma tradição de Igreja Nova que a gente não pode deixar morrer, por isso estamos apoiando o evento com toda a estrutura necessária”, disse o prefeito Jaime Calado.A corrida do jegue reuniu cerca de 60 animais de São Gonçalo, outros municípios e até do Estado da Paraíba. A festa é marcada por dois momentos, sendo o primeiro a escolha do jegue mais ornamentado e a segunda com a disputa do jegue mais rápido. Os melhores colocados foram contemplados com aparelhos de TV, DVD, bicicleta, fogão e troféus custeados pela prefeitura, além de premiação em dinheiro.O público presente acompanhou a corrida do jegue e aos shows musicais com as bandas Cacetadas do Forró, Banda Panka de Bakana e Forró Pegada da Curtição.

Fonte e fotos: Blog´s do Locha e do Idelfonso Farias

1120 ADOLESCENTES DA FUND. CASA PARTICIPAM DO VIRADÃO ESPORTIVO EM SP




Fundação Casa –Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente , participou do Viradão Esportivo em mais de 20 Unidades e 1120 adolescentes em todo Estado de São Paulo.

Com várias modalidades esportivas com destaque para o xadrez,basquete ,futsal e uma apresentação radical de motos , os jogos foram realizados  entre os adolescentes , funcionários,familiares e a comunidade do entorno das Unidades em clima de confraternização que somente  o esporte pode proporcionar.

 “O Viradão Esportivo é uma ótima iniciativa porque o esporte é não só um meio de inclusão social, como propicia ambientes e valores adequados ao desenvolvimento sadio dos jovens. Respeito ao próximo, disciplina, cooperação e alegria são alguns dos atributos do esporte que desenvolvemos na Fundação CASA em projetos que, como o Viradão Esportivo da CUFA, são

repletos de bons resultados”.

 

Berenice Maria Giannella 

Presidente da Fundação Casa

 

Últimas horas do Viradão Esportivo em Ramos-RJ




Faltava pouco para terminar a maratona de 33 horas do Viradão, quando as equipes de produtores, voluntários e coordenadores de atividades, resolveram formar dois times. Assim come~çou mais uma partida de vôlei na quadra do Piscinão de Ramos. Para aumentar ainda mais a diversão, as crianças que participavam do Viradão foram convidadas para integrar as esquipes.
Mesmo depois de horas de trabalho, o pessoal da Cufa estava animado, o motivo da felicidade foi o resultado das ações, deu tudo certo! A proposta do grande evento esportivo foi realizada. A inclusão e integração social através do esporte.
Por Patrícia Dantas
Fotos Fabiana Cruz