segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Capoeira e Ginástica Rítmica Inclusiva na Lapa











Domingo de manhã teve capoeira e ginástica rítmica na Lapa. Mas estas atividades foram diferentes e especiais. É a Capoeira Adaptada Inclusiva comandada pela mestra Ruffato (Rosangela) que contou com um grupo de 35 pessoas e Ginástica Rítmica Adaptada Inclusiva comandada por Maria Augusta que teve 15 participantes. As professoras desenvolvem um trabalho com pessoas portadoras de deficiência mental, que tem por objetivo difundir valores éticos baseados na liberdade e socialização dos indivíduos. Segundo Ruffato, “a atividade física ajuda na auto-estima, cooperação e inclusão social dos praticantes, e também auxilia no desenvolvimento psicomotor.” Ruffato ainda contou que todos os professores envolvidos nos projetos são capacitados para dar aulas para os esportistas especiais que recebem atenção total dos profissionais. É a comprovação de que todos podem praticar esportes.

Por Cristiana Richard
fotos Fabiana Cruz

3 comentários:

  1. Gosto muito da forma serena no qual a Mestra Rosangela Ruffato conduz seu trabalho. Eis alguém realmente comprometida com cidadania neste pais. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do trabalho da Mestra Rosangela Ruffato, temos ai alguém verdadeiramente comprometida com a cidadania neste país.

    Flávia A. Shthuz

    ResponderExcluir
  3. A Capoeira Adaptada é o único Grupo de Capoeira onde 99% possui alguma Deficiência ou Necessidade especial. A Profª.Ms.Rosangela Ruffato desenvolve este trabalho a mais de 20 anos, sendo a pioneira na Capoeira para pessoas com necessidades especiais.

    Vanessa da Silva

    ResponderExcluir