terça-feira, 10 de novembro de 2009

VIradão esportivo no Amapá

No Bairro Araxá a comunidade realizou o viradão jogando Futlama as margens do rio Amazonas, em contato direto com a natureza. O Futlama é o Futebol adaptado para a realidade, para a lama, a bola usada é uma bola impermeável o campo é menor, as regras mais flexíveis e o tempo é menor devido a maré. Quando termina a maré já está nos p´es dos jogadores e a diversão continua com um gostoso banho no rio Amazonas.
Obs. Os nomes dos times são bem engraçados e retratam a realidade amazônida. Ex. Charque – Açai com Camarão – Os boto - Meninos da lama... há também times femininos – Iaras do futlama.






Realização: Cia. Canga pé e Cufa-Ap

Responsável: Washgnton Silva




Na comunidade da Baixada Pará, um dos locais de maior criminalidade do Estado, foi realizada a primeira maratona da Comunidade. Onde crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com os pés nos asfalto, mostraram que na comunidade tem muitos talentos e seguida os fenômenos bateram um maior bolão na travinha. Como na comunidde não tem espaço para atividades esportivas os jogos acontecem na rua mesmo.



“Foi muito emocionante ver a garotada recebendo suas medalhas, por um momento até esqueci que alguns deles fazem parte de gang, e deixaram o palco da criminalidade para subir no pódio do esporte”- Jair coelho arbitro voluntário do jogo de travinha.
Realização:Grupo eureca e Cufa-Ap.

Outra atividade muito bacana foi o Queimadão do Barão, onde as “Meninas” do movimento GLBT realizam todas a terças e quintas com muita irreverência o esporte denominado queimadão. O queimadão é uma atração local, a braça do barão é um point pra quem quer pratica-lo ou apenas se divertir com o Jogo.
O esporte iniciou em 2005 quando um grUpo de homossexuais resolveram praticar o esporte. Vale ressaltar que não é praticado apenas pelo grupo GLBT, inclusive há partidas onde disputam heteros contra gays. É muito Show
Realização: GLBT-AP E CUFA-AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário